Ana Tomich Design de Joias

Designer de Joias Personalizadas

Fale comigo

Acompanhe no Instagram

Faça parte dos queridinhos da Ana Tomich!




Abotoaduras personalizadas: conheça mais sobre esse presente perfeito

As abotoaduras personalizadas são sinônimo de sofisticação. E não é para menos, não é? Além de conferirem um charme a mais à composição das roupas masculinas, elas são peças mais que perfeitas para eternizar momentos especiais e, por isso, são excelentes opções para presentear pessoas que amamos!

Para quem ainda não conhece a origem nobre das abotoaduras e como elas são um elemento muito valorizado nos dias de hoje, criei um miniguia com todos os detalhes que você precisa saber sobre elas! Assim, fica bem mais fácil na hora de decidir pelo modelo ideal!! Vamos começar?

O que são as abotoaduras?

As abotoaduras prendem a bainha das camisas masculinas e femininas também! Elas são adicionadas ao furo, que até então era destinado aos botões, segurando o punho da roupa. E engana-se quem pensa que elas são um elemento antiquado! Ao contrário disso, a peça nunca esteve tão presente no nosso contexto, como representação de elegância e poder!!

Entenda de onde surgiu esse detalhe tão significativo

Além de serem um charme à parte, as abotoaduras carregam um histórico nobre. Para que você entenda essa origem, primeiro, vamos à história! A peça faz parte dos acessórios da realeza desde meados do século XVII, na corte do rei francês, Luís XIV. Mesmo séculos atrás, elas já tinham como propósito prender os punhos das camisas dos nobres, que, no início, eram amarradas com laços, sendo substituídos pelos botões ornamentados, até que finalmente foi a vez das famosas — e lindas — abotoaduras!

Além de sua funcionalidade, elas tornaram-se uma forma de demonstrar status no século XIX, quando se popularizaram por serem utilizadas pelos protagonistas das aventuras do escritor Alexandre Dumas, como “Os Três Mosqueteiros” e “O Conde de Monte Cristo”. Hoje, elas podem ser vistas complementando a elegância de um dos personagens mais sedutores dos cinemas, o agente James Bond, no filme Casino Royale.

Quais os tipos de abotoaduras?

Torpedo

É o modelo mais clássico de todos. Ele é composto por um pino móvel que prende na horizontal — por dentro da camisa — e é ligado a uma placa por pequenas hastes do mesmo material. A parte visível da peça, ou seja, a que fica sobre a camisa, pode ser em metal ou revestida por outros materiais, como pedras preciosas, por exemplo.

Barbell

Originalmente, a abotoadura Barbell é formada por uma haste curva que tem duas esferas em suas extremidades. Esse modelo é totalmente em metal.

Chain links

Esse tipo é bem fácil de reconhecer, pois diferentemente das outras, os dois elementos que compõem as extremidades das abotoaduras são interligados por uma pequena e delicada corrente.

Geralmente, esse modelo é mais clean e uma ótima saída para acertar na combinação com camisas coloridas.

Nó de seda

Para os mais modernos, esse modelo, que tem uma estrutura parecida com o Barbell, possui em suas pontas revestimento com fio de seda ou elásticos que se unem em representação de um pequeno nó. Elas podem ser monocromáticas ou coloridas, combinando bem com a personalidade do futuro usuário!

Em que momentos usá-las?

É fato que as abotoaduras trazem mais elegância e estilo para quem as usa. E, por isso, estão presentes desde em grandes eventos formais e informais até no terno do dia a dia.

Saiba como utilizar as abotoaduras

Tradicionalmente elas devem ser adicionadas às camisas de dobra francesa ou punho duplo. Porém, não existe nenhum problema em utilizá-las em punho simples diariamente.

Por que optar pelas abotoaduras personalizadas?

A grande vantagem de escolher abotoaduras personalizadas é que elas podem ser feitas considerando diversos elementos importantes para o futuro dono, como um metal específico e pedras preciosas — diamantes, esmeraldas e muitas outras entram nessa lista!  — adicionando ainda mais significado ao presente.

Portanto, imagine só, seja para presentear o pai, o filho, o noivo, o formando e até mesmo parabenizar um ente querido pela promoção, essa peça é capaz de captar a essência do instante e convertê-la em uma lembrança para a vida toda! <3

Já sabe qual momento você quer eternizar em abotoaduras personalizadas? Então, entre em contato conosco, pois vamos lhe ajudar a encontrar o modelo ideal para expressar todo esse amor!

Gostou? Comente abaixo: