Ana Tomich Design de Joias

Designer de Joias Personalizadas

Fale comigo

Faça parte dos queridinhos da Ana Tomich! Receba conteúdos exclusivos, cheios de histórias e amor!



Afinal, o que é o diamante quadrado?

Você já ouviu falar em diamante quadrado? Calma, pois essa não é nenhuma invenção maluca! Pelo contrário, o diamante princess é super tradicional, e também o sonho de muitas mulheres por aí!

Essa pedra desejo ganhou ainda mais significado com esse diferente formato. Quer saber qual o mistério por trás dessa história e ainda por que ele é tão amado? Vem comigo que te conto tuuudo! Confira!

Qual a história do diamante quadrado?

Bem, ele tem esse nome porque a pedra é lapidada no encantador formato quadrado. Para chegar ao resultado que vemos hoje, muitos lapidadores estudaram e fizeram bastante pesquisa de ótica.

Até chegar ao cobiçado corte princess, alguns precursores investiram no formato. Em 1971, o Barion, um corte quadrado com quinas arredondadas preparou o terreno, mas perdeu espaço por ter uma técnica muito complexa e difícil de executar. Logo em seguida foi a vez de sua evolução, o Quadrillion, com 49 facetas.

Apenas no ano de 1979, Ygal Perlman, Betzalel Ambar, e Israel Itzkowitz — também inventores do Quadrillion — conseguiram criar uma lapidação quadrada com 58 facetas, semelhante ao brilhante. Enfim, depois de todo esse trabalho, nasceu ele, o tão famoso diamante princess moderno, ou, o diamante quadrado.

Como é feita sua lapidação?

A lapidação mais comum no mercado brasileiro é o brilhante, o que explica o estranhamento que o diamante quadrado pode causar. Entretanto, o corte princess, nada mais é do que a variação quadrada do brilhante redondo, por isso, pode receber de 57 a 76 facetas.

Se visto de frente, a pedra tem formato quadrado, com quinas bem demarcadas. Já se observado de lado, é possível analisar seu formato em pirâmide invertida. Devido à forma piramidal, ele é capaz de refletir mais luz que qualquer outro corte no mesmo formato. Sendo assim, a exatidão no corte princess causa uma grande capacidade de dispersão da luz, ou seja, um belíssimo brilho — daqueles de parar o trânsito!

Quando o diamante princess é utilizado?

É nesse momento que as noivas de plantão ficam maravilhadas, afinal o diamante quadrado é muuuito famoso em anéis de noivado! A tendência é muito apreciada fora do país, mas já ganhou fãs fiéis em terras brasileiras.

O principal motivo para a sua popularidade é, sem duvidas, o brilho inigualável dessa peça, que valoriza ainda mais o momento do pedido de casamento. Mas não é só isso, outro fator que leva casais a escolherem o diamante quadrado é o sair do óbvio com uma joia cheia de personalidade. Já que no Brasil a lapidação mais comum para anéis de noivado é a redonda – brilhante!

Ele também pode ser um presente que marca uma data muito especial, como aniversário de casamento e formaturas, além de estar presente até em joias de bebê  (o diamante também representa a pureza).

A verdade é que o diamante princess carrega uma beleza extraordinária. Uma joia com essa pedra pode ser um solitário ou vir acompanhada de outros diamantes menores, afinal, a grande vantagem das joias personalizadas é ser do jeitinho que você sempre sonhou!

E aí, a joia com o diamante quadrado é o que você sempre sonhou? Para tirar alguma dúvida que restou, confira esse artigo que fiz sobre a diferença entre diamante e brilhante. Aproveite a leitura!

Gostou? Comente abaixo:

×

Oi, tudo joia? Aqui é o Vini.
Vai ser um prazer te ajudar e fazer parte da sua História.
Envie uma mensagem com sua solicitação/dúvida e assim que possível responderei.

× Deixe a gente fazer parte da sua História!