Ana Tomich Design de Joias

Designer de Joias Personalizadas

Fale comigo

Acompanhe no Instagram


[insta-gallery id="4"]
SEGUIR NO INSTAGRAM

Faça parte dos queridinhos da Ana Tomich! Receba conteúdos exclusivos, cheios de histórias e amor!



Entenda por que Maio é considerado o mês das noivas

    Noivos amadíssimos: Rê e Brás! Vini e eu celebramos o casamento deles!

Antes de iniciar nosso conteúdo, quero dizer que o post de hoje é 100% lindamente ilustrado com algumas de nossas noivinhas amadas, felizes, poderosíssimas e muuuito especiais!!! Todas usando brinco Ana Tomich feito especialmente para elas! Muito amor transbordando em cada click por aqui! Mas agora vamos lá…

Noiva Gabi: “A Gabi do Gui”.

Todas nós sabemos que maio é o mês das noivas e, por isso, são celebrados muitos casamentos nessa época — além de outros eventos voltados para a área, como as feiras expositoras. Mas você sabe onde surgiu essa tradição? As versões para sua origem incluem dogmas religiosos, costumes da Idade Média e até mesmo as estações do ano.

O tema é super interessante e ajuda a entender um pouco sobre o encanto e a delícia dessa comemoração que a gente AMA!!! Por isso, ao longo deste post, vou explicar um pouco mais sobre essa tradição. Fique aqui para conferir!

Noiva Apoana: elegância pura!

Primavera no hemisfério Norte

Enquanto a Primavera tem início no mês de setembro aqui no Brasil, ela começa em 20 de março nos países do hemisfério Norte, seguindo até o mês de junho. Dessa forma, maio é o auge da estação das flores — e a gente sabe que elas são indispensáveis para a decoração de um casamento ficar incrível!

Queridos: Pedro e Clarisse!

Assim, muitos casais de lugares como Europa e América do Norte ainda dão preferência ao mês pela grande oferta de flores, que se tornam, inclusive, mais baratas durante essa estação. Esse momento também indica temperaturas mais agradáveis, nem tão altas e nem tão baixas, o que torna a celebração mais convidativa.

Tradições católicas

Para a Igreja Católica, maio é dedicado às festas em homenagem a Maria, mãe de Jesus. Por causa disso, o mês está diretamente ligado à maternidade, o que faz com que o dia das mães seja celebrado no segundo domingo.

Hoje em dia, essa tradição perdeu um pouco a força, mas o casamento já foi, para a maior parte das mulheres, o momento de se tornar mãe e constituir uma família. Por causa disso, entendia-se que casar em maio era um sinal de sorte e fertilidade.

Abençoados: Melina e Rodrigo!

Costumes da Idade Média

Diz a lenda que as pessoas da Idade Média tinham o péssimo hábito de passar boa parte do ano sem tomar banho, especialmente nos meses de inverno e outono, por causa das baixíssimas temperaturas.

O mês de maio representava o momento em que o calor tinha início e, finalmente, era possível banhar sem maiores problemas. Assim, os casamentos eram celebrados nessa época para garantir que os convidados estivessem limpos e alinhados para a cerimônia — parece mentira, né? Rss… Mas que bom que pelo menos nesse dia resolviam tomar um banhozinho né, gente?

Noiva Patrícia: Tradição do “Something Blue”

         

Noiva Ana Maria: Tradição do “Something Blue”

No Brasil…

Como você viu acima, todas as tradições que levaram à consolidação do mês de maio como mês ideal para casamentos se originaram no hemisfério Norte, em especial na Europa. O mais provável é que elas tenham vindo para o Brasil com os colonizadores portugueses, que trouxeram consigo os costumes locais.

Noiva Vanessa: encanto e leveza!

Noiva Cris: Suavidade e doçura!

Outras tradições, como o vestido de noiva e os acessórios que o acompanham (véu e grinalda), também foram importadas da Europa ao longo do tempo. A cor branca, por exemplo, tornou-se uma tradição após a rainha Vitória da Inglaterra surgir com um modelo rendado em seu casamento, conhecido por ser o primeiro cuja motivação foi o amor entre os noivos.

Apesar disso tudo, preciso ressaltar que, devido a questões econômicas e naturais, a tradição de maio como mês das noivas está se enfraquecendo no nosso país. Como nossa Primavera tem início em setembro, muitos casais estão dando preferência a este mês para celebrar sua união e garantir uma boa oferta de flores.

Noiva Carol: maravilhosa, cheia de cores!

Este é o mês com as melhores temperaturas e menos risco de chuva, especialmente nas regiões Sul e Sudeste, que costumam sofrer com um inverno mais rigoroso. Sendo assim, se o que você quer é um casamento ao ar livre, essa pode ser a melhor época para realizar seu sonho!

Sabendo de tudo isso, o que posso dizer? No fim das contas, o mais importante é escolher a melhor época para as suas necessidades e, assim, garantir uma celebração sem contratempos. Por isso, não se deixe levar pelas tradições e sinta-se livre para marcar seu casamento na data que melhor lhe convir — e torcer pra não aparecer nenhum convidado com cara de um banho a menos né, gente? Hahaha!!!

Fofos Marcela e Eduardo: “Lindo e Linda”!

Agora que você já conhece as possíveis origens para o mês das noivas, que tal conferir minhas dicas para ter um casamento dos sonhos? Boa leitura!

Gostou? Comente abaixo:

×

Oi, tudo joia? Aqui é o Vini.
Vai ser um prazer te ajudar e fazer parte da sua História.
Envie uma mensagem com sua solicitação/dúvida e assim que possível responderei.

× Deixe a gente fazer parte da sua História!