Ana Tomich Design de Joias

Designer de Joias Personalizadas

Fale comigo

Faça parte dos queridinhos da Ana Tomich! Receba conteúdos exclusivos, cheios de histórias e amor!



Prata de lei e prata 925? Saiba como diferenciar!

joias prata

No momento de comprar uma joia de prata, principalmente quando falamos em uma opção personalizada, cuja confecção é minuciosa e planejada em cada detalhe, surge a dúvida sobre qual é a melhor opção entre prata de lei e prata 925.

Para entender a diferença entre as duas, é preciso voltar no tempo e buscar as origens dessas composições, lá nas terras dos nossos colonizadores, em Portugal.

Por isso, neste texto, vou apresentar um breve contexto histórico sobre a prata de lei e a prata 925, mostrar quais são as diferenças entre elas e apresentar alguns fatores importantes de considerar antes da escolha. Acompanhe aqui!

Breve contexto histórico sobre os tipos de prata

portugal

A prata sempre foi um material muito admirado e desejado pela nobreza portuguesa, sendo, até hoje, símbolo de sofisticação e elegância. Por isso, no século XV, a realeza queria certificar-se de que suas joias atenderiam a um padrão de qualidade, sendo as mais puras possíveis e com menos misturas de outros materiais.

Então, surge o termo “prata de lei”, pois a legislação exigia que as joias tivessem, pelo menos, 80% de pureza. Além disso, foram estabelecidas punições severas para aqueles que comercializassem a prata com um nível de pureza abaixo do indicado.

Diferenças entre a prata de lei e a prata 925

 

Muita gente pode pensar que a prata 925 é inferior à prata de lei. Porém, na verdade, ela também apresenta altíssima qualidade e durabilidade. A diferença, portanto, encontra-se apenas em seu grau de pureza. 

 

A prata de lei — ou prata 950, como também é chamada — tem, em sua composição, 95% de prata e 5% de outros metais. Já a prata 925 é composta por 92,5% de prata e 7,5% de outros materiais. Simples, não é?

Esses outros metais adicionados são importantes porque não apenas facilitam a manufatura das joias, como também aumentam a sua durabilidade e resistência. É por isso que não é comum ver peças com prata 100% pura, uma vez que elas teriam uma dureza muito baixa e, portanto, deformariam com muita facilidade.

joias de prata

Considerações importantes ao escolher entre os dois tipos de prata

Apesar de apresentarem qualidade, brilho e durabilidade, a diferença em suas constituições já é o suficiente para notar variações entre as peças confeccionadas com prata de lei e prata 925.

Talvez a diferença mais fácil de ser notada é que a prata de lei (950) tende a escurecer mais rápido que a prata 925. Isso acontece porque, por ser mais pura, ela apresenta uma porcentagem menor de outros elementos. Por conta disso, acaba sendo ideal para a confecção de joias artesanais.

Qualquer que seja a composição da peça que você for comprar, seja ela feita com prata de lei ou prata 925, ela será uma ótima escolha. Além de clássicas e elegantes, essas joias duram uma vida inteira e são ótimos presentes. Afinal, presentear alguém com uma peça de realeza não tem erro!

Agora que você já entendeu quais são as diferenças entre prata de lei e prata 925, já sabe qual escolherá? Conta para mim aqui nos comentários!

Gostou? Comente abaixo:

×

Oi, tudo joia? Aqui é o Vini.
Vai ser um prazer te ajudar e fazer parte da sua História.
Envie uma mensagem com sua solicitação/dúvida e assim que possível responderei.

× Deixe a gente fazer parte da sua História!