Ana Tomich Design de Joias

Designer de Joias Personalizadas

Fale comigo

Acompanhe no Instagram

Faça parte dos queridinhos da Ana Tomich!




Descubra qual a mão e dedo corretos para usar cada tipo de anel

Existem anéis tradicionais e que nunca saem de moda, como o de 15 anos, aliança e por aí vai. Combinar vários anéis na mesma mão também está super em alta e eu adoro o brilho que isso acrescenta nos looks! Por isso, tive a ideia de falar sobre uma dúvida muito frequente, que é sobre qual mão usar cada tipo de anel.

Você também fica confusa com isso? Então, está no post certo! Vou explicar como usar os anéis tradicionais e como combiná-los. Veja só!

Anel de debutante

O anel de debutante simboliza, na vida das mulheres, a passagem da infância para a vida adulta. Antigamente, essa era a primeira joia que as meninas ganhavam, já que não era permitido que as crianças usassem tais peças. Esse anel, geralmente um solitário de brilhante, é entregue pelo pai da aniversariante e é usado em sua mão direita, no dedo anelar ou médio.

Solitário de diamante (brilhante) – tradição nos 15 anos!

 

Petit aneis – outra opção para 15 anos super procurada! Delicados e cheios de personalidade!

Anel de formatura

Vocês sabiam que o anel de formatura é confeccionado de acordo com as áreas de formação? Antigamente, esses anéis estavam mais ligados à instituição de ensino. Hoje, eles já são mais ligados à profissão em si. Simbolizam o orgulho e o amor pelo trabalho, e podem ser personalizados de acordo com a trajetória de cada um na carreira. Eu recomendo que esse anel seja usado no dedo indicador, que está, na linguagem corporal, ligado à autoridade. Aqui no blog temos um post especial sobre as pedras que simbolizam cada curso da graduação, se você ainda não viu, clique aqui!

Anel de formatura – pedra Água Marinha

Anel de compromisso

Hoje, é comum que as pessoas queiram estudar, se estabilizar financeiramente e ter realização profissional antes de se casarem. Por isso, o anel de compromisso é muito usado. Ele representa a vontade daquele casal de estar junto e a sua intenção de formalizar a união em um futuro próximo, que construirão lado a lado. O anel de compromisso, normalmente de prata, é usado na mão direita, no dedo anelar. Depois, ele é substituído pelo anel de noivado.

Anel de noivado

Ah, a joia que é a menina dos olhos de nós, mulheres! O modelo tradicional do anel de noivado é o solitário de brilhantes, o que explica a fascinação que temos por ele. No Brasil, não existe a tradição do anel de noivado, por isso, o assunto causa tanta confusão. Como não há tradição, também não existe regra! Portanto, a minha recomendação é usar o anel de noivado no dedo anelar da mão direita. Quando chegar o dia do casamento, ele passa para a esquerda para ficar juntinho com a aliança, na mão do coração.

Anel de noivado – solitário de diamantes (brilhantes) usado geralmente na mão direita antes do casamento.

 

Anel de noivado usado junto com a aliança na mão esquerda, após o casamento.

Aliança de casamento

As alianças, que simbolizam a oficialização da união entre cada casal, são usadas no dedo anelar da mão esquerda, “prendendo” o anel de noivado. Percebeu que esses dois principais anéis ligados a relacionamentos amorosos, o de noivado e as alianças, são usados no dedo anelar esquerdo? Eu acho a simbologia dessa tradição muito interessante e vou contar para vocês qual é.

Existe uma veia nesse dedo que vai até o coração, chamada de vena amoris, ou veia do amor. Os gregos descobriram sobre a existência dela e, então, começaram a representar a união dos casais, usando um anel de ferro nesse dedo, pois, acreditavam que seu magnetismo manteria o coração dos dois amantes ligados para sempre. Lindo, não é?

Alianças minha e de Vini – usadas no dedo anelar, mão esquerda.

 

Alianças minha e de Vini – Parte de trás com nossa pedrinha especial.

 

Alianças minha e de Vini – beleza, conforto e o principal: a nossa cara!

Outros anéis

Para combinar anéis que não têm um significado tão específico como os citados, é legal entender o que o uso das peças em cada dedo representa. Assim, você pode demonstrar seus sentimentos e intenções por meio dos seus anéis. Veja um resuminho que preparei de como usá-los em cada caso:

  • polegar: para enaltecer o ego e enfatizar sua força de vontade;
  • indicador: para intensificar seu senso de liderança;
  • médio: para representar suas responsabilidades e metas;
  • anelar: para estar conectado àqueles que ama;
  • mindinho: para estimular as questões ligadas à saúde e à comunicação.

 

Muito interessante, não é? A maioria das pessoas nem imagina que existe tanto significado por trás de qual mão usar cada tipo de anel e como escolher em qual dedo colocar cada um. Contudo, agora que você descobriu, vai ser muito mais fácil e divertido combinar as peças!

 

Pronta para arrasar com seus anéis? Então, para não deixar faltar estilo e beleza nos seus looks, conheça as principais tendências de joias para 2019 e 2020!

Gostou? Comente abaixo: