Ana Tomich Design de Joias

Designer de Joias Personalizadas

Fale comigo

Acompanhe no Instagram

Faça parte dos queridinhos da Ana Tomich!




PEDRA SEMI PRECIOSA?? ISSO EXISTE?

No post de hoje eu vou falar sobre pedra preciosa x semi preciosa.

Entre eles só existe uma diferença básica: UM EXISTE, E O OUTRO NÃO. rsrsrs

Primeiro vamos à história:
Uma provável origem do nome semi preciosos seria pelo fato de dos grandes joalheiros da Europa e America do Norte que tinham em seu dia-a-dia apenas quatro famosas pedras:  diamante, safira, rubi e esmeralda.

Quando começaram a conhecer outras pedras vindas de países como o Brasil, eles provavelmente as rebaixaram a “semi preciosas”

Seja por desconhece-las ou por acreditar que eram menos duras que as demais, ELES ERRARAM! A água marinha por exemplo, é da família dos berilos, a mesma da esmeralda e ambas as gemas possuem a mesma dureza.

Agora, um pouco de português básico, precioso é um adjetivo qualificativo, sendo assim, seu oposto seria não-precioso. Não existe semi precioso, semi alto, semi verde, semi sincero. Em resumo, algo ou é ou não é precioso.

A França foi o primeiro país a colocar ordem na casa e definir que precioso é uma soma de atributosmuito bem definidos a serem dados a gemas naturais e desde 14/02/2002 uma lei proíbe o uso da palavra semi preciosa pra tais.

Definição pela lei Francesa: Toda aquela com grau de dureza maior do que o vidro, ou seja, acima de 6 na escala Mohs (sim, as pedras brasileiras estão acima de 6).

Inclusive a ABNT faz a recomendação de que o uso de “semi preciosa” seja evitado e usado apenas o termo preciosa para as gemas.

Portanto nossas lindas e coloridas pedras Brasileiras são sim preciosas, muitas vezes valendo até mais do que diamantes por exemplo.
Ametista, citrino, turmalina paraíba, topázio imperial, topázio azul, água marinha são todas preciosíssimas, coloridas, cheias de vida e charme.

O mundo inteiro já se apaixonou por nossas preciosidades, e você?!

Que tal colocar essas pedras maravilhosas e preciosas pra brilhar? Entre em contato com a gente e transforme seus melhores momentos em joias!
Gostou? Comente abaixo: